IRADOS MAS SEM PECADO

Certa vez um irmão Corajoso me perguntou:

Pastor, um Cristão pode se irar?

Talvez ele tenha feito essa pergunta, devido ao seu temperamento, que estava sendo aviltado por alguma questão que o contrariava naquele momento.

Mas essa história nos leva a refletir sobre como conduzir as nossas vidas quando saímos sério?

Meus irmãos, a raiva por si só raramente é o problema. Mas é a forma como reagimos a ela que pode nos causar problemas. 

O próprio Jesus se irou. Portanto, irar-se não é o problema, especialmente se for com relação a algo que parte o coração de Deus.

Quando somos maltratados, ou quando alguém que amamos é atingido, a raiva é uma resposta natural. 

Só não podemos nos esquecer que a ira não nos dá o direito de fazer maldade com alguém!

Deus é um Deus justo, e mesmo que Ele seja tardio em irar-se, Ele ainda assim se ira, mas Ele não pode negar o seu amor por mim e por ti.

Na verdade, vamos encontrar na Palavra de Deus, algumas histórias em que o Mestre demostrava frequentemente sua ira por determinada situação. Em Mateus 21, vemos ele literalmente virando mesas depois que as pessoas começaram a profanar o templo, negociando e vendendo animais para sacrifícios. Nesse caso, podemos dizer, que a ira de Jesus era justificável. Quando vemos pessoas fazendo mal às outras, nós devemos irar-nos com retidão e devemos tomar uma atitude sobre a situação.

Certa vez fui procurado por uma irmã que estava sendo agredida física e moralmente por seu companheiro. Eu me lembro que uma ira me subiu pelo corpo, devido o sofrimento daquela mulher. Nossa impotência em poder fazer alguma coisa, diante de circunstancias difíceis, é que nos deixa irados.

Meus amados, a nossa revolta pelas injustiças da vida, não significa que devemos buscar a vingança. Não quer dizer que vamos nos comportar inconsequentemente ou agir sem amor. Significa que quando vemos injustiça, devemos ajudar de alguma forma, utilizando os recursos legais e disponíveis, para terminar com aquela injusta maldade contra alguém. 

O que tem te deixado com raiva ultimamente?

Geralmente, o que nos deixa com raiva revela aquilo que é importante para nós! Talvez você sinta raiva ao ver crianças crescendo sem família, então decida adotar ou servir famílias adotivas.

Talvez você não consiga suportar o fato de que algumas pessoas não têm acesso à Bíblia em seu idioma nativo, então você faz doações para a tradução das Escrituras ou estude o processo de tradução. O importante é não deixar esse estado de revolta fazer morada em nosso coração!

O Senhor Jesus tombou mesas no chão para acabar com a corrupção que estava havendo no templo, em tempo em que aproveitadores estavam se beneficiando da boa fé dos irmãos que iam buscar o perdão por suas culpas e erros. Ele recuperou e restaurou o Templo do Senhor para honrar o Seu Pai. Sua ira invocou uma ação que trouxe glória ao Deus Todo Poderoso.

Esse episódio nos ensina, que em nossos momentos de ira, não temos o direito de pecar, mas de manifestar a nossa defesa ao que é correto e justo.

Queridos ouvintes, não há problema em sentir raiva. Entretanto, quando nos encontrarmos desse modo, que possamos convidar Deus para fazer parte da situação.

Talvez você conheça alguém ou esteja passando por circunstâncias que precisam mudar, e que por causa disso, tem te deixado irado e com raiva. Tente canalizar a sua ira para fazer parte da solução desse problema, buscando encontrar maneiras que possam solucionar esse mal que se instalou.

Evite se amargurar por questões que você não pode mudar.

Convide Deus para estar contigo enfrentando o problema, para identificar qual o próximo passo e aprenda as lições com esse momento em sua vida.

Lembre-se: Na vida, muitas vezes, não teremos condições de impedir a existência dos problemas, mas poderemos impedir que eles tirem o nosso sono, permitindo Deus participar da solução.

Que seus momentos de ira não te tire da presença maravilhosa do Senhor!

Que a paz do Mestre da Vida habite continuamente o seu coração!

===========

Escute esse texto no Podcast Ponto de Equilíbrio no Spotify 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vocação Ministerial

A hora de assumir sua verdadeira missão de vida

O Chamado Ministerial